[RESENHA]: Viva Para Contar - Lisa Gardner

 


Título: Viva Para Contar

Autor(a):  Lisa Gardner

Páginas: 480

Ano de Publicação: 2012

Editora: Novo Conceito

Skoob: AQUI

Compre Aqui: Amazon


Sinopse: " Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

 

*Avisos de gatilho*: esse livro contém violência familiar, assassin@t*, traumas de infância, transtornos mentais em crianças.


Viva Para Contar foi a segunda leitura coletiva do @maisumcapitulobh, e foi um livro que mexeu muito com as nossas participantes.


A trama se desenrola em Boston, onde um crime brutal abala a cidade: quatro membros de uma família são assassinados, e o pai, principal suspeito, está entre a vida e a morte na UTI. D.D. Warren, uma experiente investigadora, percebe que há mais nesse caso do que aparenta.


Paralelo a isso conhecemos Danielle Burton, uma enfermeira pediátrica que trabalha em uma unidade psiquiátrica infantil e carrega consigo um passado traumático: aos nove anos, ela foi a única sobrevivente de um massacre familiar. Anos depois, novos crimes começam a ocorrer com uma assustadora semelhança ao que ela viveu.


E em terceiro ponto conhecemos Victoria, uma mãe que luta para proporcionar uma vida normal ao filho (Com claros sinais de psicopatia), enfrentando desafios que ameaçam sua sanidade e segurança.


Em algum momento o caminho das três persongens vai se encontrar, e a história toma um rumo que ninguém espera!



Viva para contar é o 4º Volume da série D. D. Warren, mas pode ser lido individualmente sem problema algum. Nessa história, Lisa Gardner aborda temas delicados como saúde mental infantil, traumas familiares e os limites da proteção materna. A narrativa é construída sob diferentes perspectivas, permitindo ao leitor mergulhar nas emoções e dilemas de cada personagem. 


Ao longo da trama vamos conhecendo vários personagens que nos causam empatia, suspeita e aversão. Lisa Gardner mergulha fundo na complexidade da saúde mental infantil e nos dilemas enfrentados por pais e profissionais da área. O livro levanta questões pesadas, como a dificuldade de diagnosticar e tratar crianças com distúrbios severos, a exaustão emocional das famílias e o medo constante de que algo terrível aconteça (ou que já esteja acontecendo.).


A história é muito bem escrita e nos prende até a última página, mas um ponto negativo para mim foi que achei a D. D. não foi uma "boa investigadora" nessa história, a sensação que eu tive enquanto lia foi que ela correu em circulos o livro todo, e só nos últimos capítulos, quando estava óbvio quem era o assassino, foi que ela descobriu tudo. Senti falta de um trabalho policial mais minucioso, mas tirando isso a leitura foi excelente!


Viva Para Contar é um thriller intenso, daqueles que te puxam para dentro da trama e só te soltam depois da última página, e mesmo assim, deixam pensando nele por muito tempo.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário